A importância de planejar uma reunião de vendas

Sua equipe comercial se prepara antecipadamente para as reuniões de vendas com os clientes? Um dos benefícios é a obtenção pelos profissionais de vendas de informações de melhor qualidade e maior quantidade nos seus conctatos com os clientes. Seguem três práticas simples que podem melhorar os resultados desses encontros:

Pesquise na internet: Muitos profissionais de vendas ainda não procuram informações sobre o cliente antes de uma reunião. Depois da invenção da Internet, não existe razão ou desculpa para não fazê-lo. Visite o website do cliente e faça uma investigação em pelo menos dois sites de pesquisa. Aproveite e faça uma busca pelo nome do seu contato. Os resultados podem trazer informações surpreendentes.

Formule Perguntas: Em geral, os profissionais de vendas são preparados para falar a respeito daquilo que oferecem e fazer uma investigação superficial para determinar a quantidade de produtos ou serviços que o potencial cliente pode adquirir. No entanto, é mais efetivo preparar perguntas para entender as reais necessidades do cliente. Formule questões que forneçam informações de melhor qualidade. Com isso, você terá mais condições de propor uma solução interessante e defendê-la em uma negociação mais tarde.

Compromisso: Determine com antecedência qual é o compromisso que você precisa obter do cliente para fazer com que o negócio fique mais próxima do fechamento. O pedido é o resultado de uma série de compromissos do cliente ao longo do ciclo de vendas.